-
Arquitetos: Design in Motion
- Área: 225 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Soopakorn Srisakul
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo escritório Design in Motion foi erguido em um terreno onde está prevista a construção de mais um edifício, portanto, este novo volume de escritórios teve de ocupar apenas metade do lote para apoiar esse plano. Por isso, a edificação foi implantada no sentido vertical como um prédio de três andares dentro do limite de 10 por 10 metros. O edifício também foi posicionado adjacente a um extremo do terreno, preparado para se conectar ao futuro volume com uma grande varanda no andar superior.
Os vários níveis em um único edifício criaram áreas funcionais inevitavelmente separadas. Com isso, a tentativa de conectar essas áreas verticalmente isoladas tornou-se o principal objetivo do projeto.
Ao fazer isso, um pavimento se tornou duas plataformas de tamanhos iguais posicionadas em lados opostos do edifício com um nível intermediário que as conecta. Em outras palavras, criou-se um “escritório de dois níveis”. O resultado desse tipo de espaço é que todas as áreas estão ligadas mas, ao mesmo tempo, separadas por suas próprias funções.
Entre a plataforma de dois níveis, as ‘escadas’ são apresentadas como elementos conectores. No entanto, as 'escadas' neste edifício não são apenas circulação vertical, mas também as principais peças para gerar a continuidade das atividades internas, incluindo sua utilização como arquibancada na área de reunião, uma configuração que proporciona o benefício da luz natural no interior do edifício e se reflete na fachada frontal marcante.
Dado o orçamento limitado, os materiais selecionados são simples e econômicos, incluindo elementos estruturais de concreto aparente, piso de concreto polido, paredes pintadas de branco e esquadrias de madeira e vidro. No entanto, a combinação desses materiais torna este espaço mais aconchegante e também enaltece a característica única do escritório Design in Motion.